SUKHOI SU-35 BM SUPER FLANKER. O temivel exterminador
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INTRODUÇÃO
Para os leitores que acompanham os Blogs Campo de Batalha a mais tempo, já devem ter reparado que todas as matérias são assinadas por mim. A partir de agora estou abrindo o espaço do Blog para outros escritores que queiram escrever artigos sobre equipamentos de combate. Abaixo temos primeira matéria publicada no Campo de Batalha Aérea escrita por outro articulista. Essa matéria, foi escrita por Marcel Ribeiro De Castro, uma pessoa que, embora não o conheça pessoalmente, já o considero um amigo e que conquistou um grande respeito de minha parte por seu incrível conhecimento técnico sobre equipamentos russos, especialmente o super caça da Sukhoi, mais conhecido como Flanker. O artigo abaixo, foi escrito pelo Marcel e editado por mim, e tenho orgulho em dizer que considero um dos textos mais ricos em informações sobre o mais recente membro da família de caças Su-27 Flanker. O Caça em questão, Su-35BM Super Flanker, é o mais avançado caça já construído na Rússia, e certamente levará o nome Flanker para além da segunda metade deste século, graças as soluções de modularidade, propulsão, aerodinâmica e armamentos incorporadas ao mais poderoso caça convencional já construído.
Seja bem vindo ao Blog Campo de Batalha, Marcel!
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Carlos Emilio Di Santis Junior
Por Marcel Ribeiro De Castro
DESCRIÇÃO
Um avião de guerra impressionante e fabuloso. Assim pode ser definida a família de caças derivados do famosíssimo e conceituado Sukhoi Su-27. Projetado para superar o também excepcional F-15 Eagle, este caça tornou-se o padrão a ser comparado. Com o fim da Guerra fria, e o desmantelamento da União soviética, as industrias bélicas russas lançaram-se em uma política extremamente agressiva de vendas de seus equipamentos bélicos com extremo sucesso, obtendo fundos monetários para seguir suas o pesquisas, bem como a globalização trouxe frutos extremamente benéficos, e excelente competitividade.
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Acima: O caça Boeing (antes Mc Donnell Douglas) F-15C Eagle é, sem duvidas, o maior motivo de o caça Flanker existir. Este super caça entrou para a história como um dos melhores aviões de combate já construidos na história.
Os Russos também tiveram acesso a tecnologia antes só disponível, no ocidente e começaram a unir esta tecnologia a sua tecnologia, á sua extrema criatividade e engenhosidade de seus materiais bélicos, com as soluções já efetivas, eficazes, de seus materiais de uso militar. Um belíssimo exemplo disto é a família de caças do Su-27 Flanker, que supera não só o caça a que era destinado a combater (o excelente F-15 EAGLE) como os outros caças americanos e europeus de sua geração, Que tem missões similares (F-16 e F-18), como suas versões avançadas (Su-30mki/ Su-35) superam também as variantes avançadas destes caças e também os novos delta Europeus ,Rafale, EF-2000 JAS-39, não somente em combate direto, como e principalmente nos parâmetros globais.
O Único caça que derrota o Flanker , em combate direto, com consistência é o Lockheed F-22 Raptor que não é de sua geração, e custa 5-7x mais. Rápido, manobrável, fortemente armado com radares e sensores no estado da arte, versátil ao extremo, o Flanker é um parametro de comparação. O texto abaixo versa especialmente sobre a versão mais recente do flanker o Su-35BM Super Flanker. No entanto a maioria dos avanços do SU-35, podem ser utilizados nas outras variantes deste caça fantástico , sendo um exemplo de um caça versátil, moderno e com imensa capacidade de receber modernizações.
O Único caça que derrota o Flanker , em combate direto, com consistência é o Lockheed F-22 Raptor que não é de sua geração, e custa 5-7x mais. Rápido, manobrável, fortemente armado com radares e sensores no estado da arte, versátil ao extremo, o Flanker é um parametro de comparação. O texto abaixo versa especialmente sobre a versão mais recente do flanker o Su-35BM Super Flanker. No entanto a maioria dos avanços do SU-35, podem ser utilizados nas outras variantes deste caça fantástico , sendo um exemplo de um caça versátil, moderno e com imensa capacidade de receber modernizações.
Su-35 BM Grulla. Um verdadeiro exterminador
Se hoje e ainda por 30 anos os Su-30MK devidamente modernizados, serão um verdadeiro pesadelo para todos os caças e meios inimigos não stealth devido a combinação de radar/ sensores/ motores e armamento ar ar e ar solo e aerodinâmica perfeita, capacidade de combate /, a OKB sukhoi preparou uma versão do flanker superior aos próprios familiares do flanker, e muito superior em todos os aspectos a toda e qualquer aeronave ocidental não furtiva, de grande desempenho no planeta hoje e no futuro. Trata-se do Su-35BM (grande modernização), o novo SU-35. Derivado do antigo SU-27M, (Su-35) ainda em operação na força aérea russa com pelo menos 5 unidades em uso (88,89,90, 703 e 709) no 237 regimento em kubinka.
Acima: Nesta imagem produzida por computador, podemos ver o novo Su-35BM com seu armamento ar ar e ar terra. O Su-35BM é o mais flexivel caça da familia Flanker.
Na realidade, o Su-35BM é uma aeronave completamente nova, com toda a tecnologia já testada nos 12 Su-35 (su-27M) e no Su-30MKI, sendo de acordo com a designação russa um caça de geração 4++. O caça já incorpora tecnologia de 5 geração, e será o padrão da força aérea russa até pelo menos 2016-2020 quando a 5º geração russa começa a ser produzida em números adequados . O caça foi apresentado muito recentemente na Maks 2007, e esperam-se os primeiros võos ainda neste ano de 2007, com a entrada em serviço prevista para 2009. O primeiro cliente será a força aérea russa e no estrangeiro, a Venezuela já demonstrou interesse acentuado no avião além do Brasil. O Su-35BM é também o passo lógico para todos os clientes do Flanker incluindo os que tem as melhores versões do SU-30, como a Índia e a Malásia, muito embora estes Flankers possam ser elevados para um padrão muito similar em futuro próximo. O Su-30MKI indiano, por exemplo, usará em 2011 o mesmo radar do Su-35BM para exportação, o IRBIS.
O Su-35BM tem como principais características, a altíssima performance e agilidade em vôo manobrado, capacidade supercruise, altíssimo desempenho no combate ar-ar a curta, média e longa distancia e ar superfície, disparando munição de precisão através de um sofisticado sistema de informação e de detecção de alvos de longo alcance, sofisticado sistema de defesa e guerra eletrônica, acentuada redução na assinatura por radar/ térmica, fusão de sensores, computadores de alta velocidade e sensores de alta potencia. Também carrega 1,5 toneladas a mais de combustível(11,5 TON), do que as variantes comuns do Flanker.
O Su-35BM tem como principais características, a altíssima performance e agilidade em vôo manobrado, capacidade supercruise, altíssimo desempenho no combate ar-ar a curta, média e longa distancia e ar superfície, disparando munição de precisão através de um sofisticado sistema de informação e de detecção de alvos de longo alcance, sofisticado sistema de defesa e guerra eletrônica, acentuada redução na assinatura por radar/ térmica, fusão de sensores, computadores de alta velocidade e sensores de alta potencia. Também carrega 1,5 toneladas a mais de combustível(11,5 TON), do que as variantes comuns do Flanker.
Agora, imagine poucos Flankers e muitos caças como na figura acima. Imagine que são missões de médio e longo alcance. Os 4 Flanker tem muito mais combustivel individualmente do que um caça pequeno.É muito fácil perceber que mesmo sendo bimotor, com um custo maior , cada um dos 12 caças vão gastar muito mais em peso de combustível do que os Flankers em peso de combustível no final da missão e que a soma dos custos de hora de võo de 14 aeronaves sendo 12 reabastecidas 2x cada uma na ida e mais 2 x vezes na volta é muito maior do que de 4 Flankers que não precisam deste tipo de apoio mesmo que custos de bimotores sejam maiores na hora de võo. A distancia de custos operacionais é estratosférica a médio e longo prazo no conjunto. A menos que seja uma força aérea densa, de paises pequenos (ou para proteger áreas pequenas) e com grande estrutura , caças pequenos não valem a pena.Você necessita de muitos caças, que precisam proteger muitas aéreas com muito apoio o tempo todo. E muitas instalações e bases aéreas precisariam ser construídas. Isto é que é pesadelo logístico! Mesmo se o Flanker for mais complexo de manter ainda assim a diferença é cristalina. O mesmo vai ocorrer se pegarmos aeronaves médias, birreatores como Rafale, F/A-18E ou Typhoon e o mig-35 ou caças médios monomotores como o F-16, o J-10 ou um grande birreator F-15 Eagle...Para chegar ao raio de ataque do flanker eles também, vão precisar de tanques extras de combustível e pelo menos um reabastecimento em Vôo na ida e 1 na volta . precisando de tanques extras, vai penalizar a sua carga de armas que é já é menor que a do flanker (o Eagle sofre menos com o problema da carga, e pode carregar até mais armas, conforme a situação) aumentar o arrasto e consumir mais combustível ...E o problema continua. Pense na quantidade de meios necessários para defender efetivamente áreas como a Amazônia, a costa brasileira,a chinesa e a australiana, o meio oeste americano a Sibéria , a Rússia ou a China, por exemplo, com caças de pouco alcance, como o Gripen ou o Mirage 2000, ou de médio alcance como o F-16 e o Rafale. Um caça como Flanker pode cobrir uma área 9x maior do que caças pequenos e 3 ou 4 x maior que um médio.
Acima: Nesta foto temos um Su-27SK durante apresentação em uma feira aérea. O Su-35BM se parece muito com a versão inicial do Flanker, porém com um controle FBW mais avançado, e motorização mais potente com TVC (Vetoração de empuxo).
Lembrando sempre que dos paises citados se diferenciam do Brasil, por que o Brasil não tem tantas bases aéreas e aeronaves REVO, para isto e os outros tem. Seriam necessárias a aquisição de 5 vezes mais caças leves do que de pesados ou pelo menos 3x mais caças médios em uma hipótese otimista.
O Flanker é mais barato de adquirir individualmente, e seria adquirido em menores quantidades, o que também vai baratear futuras modernizações, pelo simples fato de que modernizar 100 caças é mais barato do que fazer isto em 600 ou mais. E é tecnologicamente muito avançado. Não é a toa que a Rússia, os EUA e as nações com grande costa marítima, como as do sudeste asiático tem Flankers e Eagles como caças primários. E os EUA tem um mix caças de longo alcance, e médio alcance... compensa muito mais. A China parte para o mesmo caminho. A India anunciou requerimentos para um caça de médio alcance para atuar com Su-30 MKI, e complementar seus os migs-29 e mirage 2000. A Rússia usa dois caças de longo alcance e quer aumentar a capacidade de combustível de seus Mig-29 e usar um de médio alcance como o mig-35. Os fabricantes ocidentais de aeronaves costumam publicar o alcancede suas aeronaves colocando seu alcance considerando normais grandes tanques de combustível externos. O Typhoon por exemplo é reportado como tendo alcance(raio de combate ) de 1300km,. dado que sugere uma similaridade de desempenho próximo ao do Flanker de 1985 reportado em 1400-1500 km. O que eles não contam para você, é que os Typhoons usam 2 grandes tanques de combustível externos com mais de 2000kg em combustível para obter este alcance. Um Typhoon leva, então, apenas 4000 kg em armas, ou menos (ao invés de 6000 kg em missões de médio/ longo alcance ), metade da carga de um Flanker. Os fabricantes de Rafale, F/A-18E e F-15 entre outros usam normalmente o mesmo expediente. Se o flanker usar tanques externos ou Revo, como os caças ocidentais fazem e não dizem, saindo do Brasil, vai parar na África!!! Os dois primeiros Su-30 MKV que a foram entregues a Venezuela, e passaram pelo Brasil fizeram um vôo Moscou- Recife com 2 Reabastecimentos em vôo! O Flanker, sempre terá “turbinas a menos” para carregar em missões de médio e longo alcance em guerra, o que é ótima noticia para paises, com grande área de atuação como por exemplo o nosso. Caças de grande alcance e capacidade de combate casos específicos de F-15+ e variantes avançadas do flanker, ganham concorrências no sudeste asiático também por esse motivo.Como se não bastasse a capacidade de combate superior e alcance superior, de ambos sobre qualquer caça médio, o Flanker ainda é mais barato e você pode desenvolver a sua industria aeronáutica Ao contrario do que pensam muitos entusiastas, a indústria russa esta priorizando produção seriada para tempo de paz, como no ocidente, valorizando a resistência de componentes .Um exemplo as turbinas AL-31FP que equipam o Su-30 MKI indiano podem ter vida útil de 7500 horas se modernizadas adequadamente para o padrão AL-31FM3. O cliente usa somente 12500kg de empuxo em tempo de paz, ao invés dos 14.000kg que ela proporciona no totalA guerra fria acabou faz muito tempo, e os russos adaptaram-se rapidamente, tirando proveito da situação.
Lembrando sempre que dos paises citados se diferenciam do Brasil, por que o Brasil não tem tantas bases aéreas e aeronaves REVO, para isto e os outros tem. Seriam necessárias a aquisição de 5 vezes mais caças leves do que de pesados ou pelo menos 3x mais caças médios em uma hipótese otimista.
O Flanker é mais barato de adquirir individualmente, e seria adquirido em menores quantidades, o que também vai baratear futuras modernizações, pelo simples fato de que modernizar 100 caças é mais barato do que fazer isto em 600 ou mais. E é tecnologicamente muito avançado. Não é a toa que a Rússia, os EUA e as nações com grande costa marítima, como as do sudeste asiático tem Flankers e Eagles como caças primários. E os EUA tem um mix caças de longo alcance, e médio alcance... compensa muito mais. A China parte para o mesmo caminho. A India anunciou requerimentos para um caça de médio alcance para atuar com Su-30 MKI, e complementar seus os migs-29 e mirage 2000. A Rússia usa dois caças de longo alcance e quer aumentar a capacidade de combustível de seus Mig-29 e usar um de médio alcance como o mig-35. Os fabricantes ocidentais de aeronaves costumam publicar o alcancede suas aeronaves colocando seu alcance considerando normais grandes tanques de combustível externos. O Typhoon por exemplo é reportado como tendo alcance(raio de combate ) de 1300km,. dado que sugere uma similaridade de desempenho próximo ao do Flanker de 1985 reportado em 1400-1500 km. O que eles não contam para você, é que os Typhoons usam 2 grandes tanques de combustível externos com mais de 2000kg em combustível para obter este alcance. Um Typhoon leva, então, apenas 4000 kg em armas, ou menos (ao invés de 6000 kg em missões de médio/ longo alcance ), metade da carga de um Flanker. Os fabricantes de Rafale, F/A-18E e F-15 entre outros usam normalmente o mesmo expediente. Se o flanker usar tanques externos ou Revo, como os caças ocidentais fazem e não dizem, saindo do Brasil, vai parar na África!!! Os dois primeiros Su-30 MKV que a foram entregues a Venezuela, e passaram pelo Brasil fizeram um vôo Moscou- Recife com 2 Reabastecimentos em vôo! O Flanker, sempre terá “turbinas a menos” para carregar em missões de médio e longo alcance em guerra, o que é ótima noticia para paises, com grande área de atuação como por exemplo o nosso. Caças de grande alcance e capacidade de combate casos específicos de F-15+ e variantes avançadas do flanker, ganham concorrências no sudeste asiático também por esse motivo.Como se não bastasse a capacidade de combate superior e alcance superior, de ambos sobre qualquer caça médio, o Flanker ainda é mais barato e você pode desenvolver a sua industria aeronáutica Ao contrario do que pensam muitos entusiastas, a indústria russa esta priorizando produção seriada para tempo de paz, como no ocidente, valorizando a resistência de componentes .Um exemplo as turbinas AL-31FP que equipam o Su-30 MKI indiano podem ter vida útil de 7500 horas se modernizadas adequadamente para o padrão AL-31FM3. O cliente usa somente 12500kg de empuxo em tempo de paz, ao invés dos 14.000kg que ela proporciona no totalA guerra fria acabou faz muito tempo, e os russos adaptaram-se rapidamente, tirando proveito da situação.
CELULA E REFINAMENTOS
O Su-35BM monoplace lembra muito o SU-27S. Ele não tem cannards, como os Su-27M e o Su-30MKI ou o Su-33. Seu cone de cauda é menor, seus flaperons são grandes e o Su-35BM tem grandes entradas de ar.
o Flanker de “cruzador espacial pesado”. É por sua qualidade.
FICHA TECNICA
Velocidade de cruzeiro: mach 1,6, com al- 41F
Velocidade máxima: mach 2,25
Razão de subida: 16800 m/min
Peso/Potência: variável depende peso na aeronave de seu combustível em combate e da motorização do caça. Até 1.5 com a motorizaçao atual
Fator de carga: 9 Gs
Taxa de giro: 30º/s
Razão de rolamento: 240º/s
Raio de ação/ alcance: 1580 km/ 3600 km
Alcance do radar: Tikhomirov NIIP Irbis-E com 400 km de alcance para caças e 200km no modo ar solo
Empuxo: 2 X Lyulka AL-41F com 17500 kgf de empuxo
DIMENSÕES
Velocidade de cruzeiro: mach 1,6, com al- 41F
Velocidade máxima: mach 2,25
Razão de subida: 16800 m/min
Peso/Potência: variável depende peso na aeronave de seu combustível em combate e da motorização do caça. Até 1.5 com a motorizaçao atual
Fator de carga: 9 Gs
Taxa de giro: 30º/s
Razão de rolamento: 240º/s
Raio de ação/ alcance: 1580 km/ 3600 km
Alcance do radar: Tikhomirov NIIP Irbis-E com 400 km de alcance para caças e 200km no modo ar solo
Empuxo: 2 X Lyulka AL-41F com 17500 kgf de empuxo
DIMENSÕES
Comprimento: 21,9 m
Envergadura: 15,3 m
Altura: 5,9 m
Peso: 25,3 toneladas (na decolagem com 2 R-77 e 2 R-73)
ARMAMENTO
Ar Ar: Míssil R-73 Archer, missil R-27 Alamo, Missil R-77 Adder, missil KS-172, missil R-37 Arrow
Ar Terra: Míssil Kh-59, missil Kh-31, missil Kh-35, missil Kh-29, missil Moskit/ Brahmos, missil PJ-10, missil Kh-145 Kickback, missil Kh-55, missil Kh-65, Bombas guiadas Kab (todas as versões), Bombas convencionais FAB (todas as versões)
Interno: Canhão GSH-30 de 30 mm.
Envergadura: 15,3 m
Altura: 5,9 m
Peso: 25,3 toneladas (na decolagem com 2 R-77 e 2 R-73)
ARMAMENTO
Ar Ar: Míssil R-73 Archer, missil R-27 Alamo, Missil R-77 Adder, missil KS-172, missil R-37 Arrow
Ar Terra: Míssil Kh-59, missil Kh-31, missil Kh-35, missil Kh-29, missil Moskit/ Brahmos, missil PJ-10, missil Kh-145 Kickback, missil Kh-55, missil Kh-65, Bombas guiadas Kab (todas as versões), Bombas convencionais FAB (todas as versões)
Interno: Canhão GSH-30 de 30 mm.
ABAIXO TEMOS UM VIDEO COM UMA DEMONSTRAÇÃO IMPRESSIONANTE DE UM SU-27 UCRANIANO.
ABAIXO TEMOS OUTRO VIDEO APRESENTANDO UMA ANIMAÇÃO DAS CARACTERISTICAS E CAPACIDADES DO NOVO SU-35BM
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