terça-feira, 24 de março de 2009

BOEING/ BELL V-22 OSPREY. Um mutante dos ares.


(foto) Stuart Schofield
DESCRIÇÃO
Para quem é entusiasta de aviação militar e tem o interesse em ler e pesquisar fotos dos diversos aviões e helicópteros militares, um avião, especificamente, não passa desapercebido. Este avião é o estranho Boeing/ Bell V-22 Osprey. Uma aeronave híbrida entre helicóptero e avião, com as principais qualidades de ambos. O V-22 possui um sistema de propulsão baseada em 2 motores basculantes funcionam na vertical quando o V-22 está decolando ou pousando, e para o avião passar ao vôo normal de cruzeiro, esses mesmo motores giram para frente, para que o V-22 ganhe velocidade e possa ser sustentado pelas próprias asas. Esse conceito de propulsão se chama tiltrotor. Assim o V-22, um avião de transporte, decola e pousa como um helicóptero, na vertical, mas voa a velocidades iguais a de um avião convencional sendo assim cerca de 50% mais rápido que qualquer helicóptero atual. O V-22 será construído para os Estados Unidos nas seguintes versões: MV-22, Corpo de fuzileiros navais dos Estados Unidos (US Marine Corp), onde substituirá os veteranos Boeing CH-46 Sea Knight; CV-22 para a força aérea que substituirá os Sikorsky MH-53 J Pave Low.
Uma das maiores vantagens do V-22 em relação aos helicópteros que ele substituirá é o seu alcance que representa mais que o dobro deles. Um MH-53 tem um alcance de travessia de 1100 km, Já o V-22 percorre 4476 km em travessia. Essa vantagem é fundamental para operações em lugares muito distantes e sem apoio.
Acima: Um CV-22 da USAF (Força aérea dis Estados Unidos) durante os testes de conversão do vôo pairado para o vôo normal. O Osprey revolucionará a capacidade de assalto das forças americanas.
A marinha dos Estados Unidos estava estudando a encomenda de algumas unidades de uma versão chamada HV-22B, para salvamento de combate, mas a marinha desistiu, pelo menos por enquanto dessa versão, mantendo seus MH-60 S Knighthawk nessa função. O V-22 é totalmente compatível com operação embarcado. Ele pode ser operado por destróieres de grande porte ou em navios de desembarque anfíbios. Sua asa é gira em 90º formando uma configuração retangular compacta, para poder facilitar o seu estacionamento nos hangares dos navios. A manobra de girar as asas nessas operações embarcadas leva 90 segundos, demonstrando uma rápida capacidade de uso a partir de sua condição parada.
Acima: Um MV-22 do USMC (Corpo de fuzileiros navais dos Estados Unidos), faz uma passagem em alta velocidade. Notem os motores em posição de vôo convencional a frente





Acima. Nesta bela foto, este MV-22 Osprey revela suas linhas diferentes. Notem o grande tamanho das helices deste avião.
FICHA TECNICA
Velocidade máxima:
555 Km/h
Velocidade de cruzeiro: 510 Km/h
Alcance: 1182 km (com 24 soldados) ou 4239 km (vazio)
Razão de subida vertical: 708m/min
Fator de carga: +3.9.
Altitude maxima: 7925m

carga: 24 soldados totalmente equipados, ou 9000 kg de carga interna. Externamente pode-se transportar 6400 kg de carga.
Armamento: Uma metralhadora calibre 12.7 mm (.50).

ABAIXO: UM VIDEO DE UMA DEMONSTRAÇÃO DO MV-22 OSPREY DURANTE UMA FEIRA AEREA

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