LOCKHEED MARTIN F-16C BLOCK 52/ 60. Os novos Falcons

DESCRIÇÃO
O F-16 já entrou para a história no mundo da aviação militar mundial com um marco da mudança de postura dos projetistas de caças. Esse caça foi desenvolvido em 1978 para concorrer contra o então F-17 Cobra, que depois de aperfeiçoado se tornaria o F/A-18 que conhecemos hoje, para um novo caça leve para luta em céus abertos que deveria ser barato e dar apoio aos bem mais caros F-15 Eagle. Porém com o passar dos anos, inúmeros aperfeiçoamentos foram incorporados a esse caça tornando ele mais caro e mais capaz também. Hoje em dia o F-16 possui um invejável índice de vitórias no combate ar ar de 71 X 0. Esse caça nunca foi derrubado em combates ar ar real. O F-16 já foi derrubado por mísseis antiaéreos, mas nenhum relato confirmado existe de uma derrubada desse caça. Existe um boato não esclarecido a respeito de um F-16C turco que estava voando em águas gregas e teria sido derrubado por um Mirage 2000 daquela força aérea, mas nunca houve uma real prova desse fato.

Acima: O F-16C Block 52+ recem adquirido pela Grecia durante voo de demontração. Notem os tanques conformais CFT acima dos bordos de ataque.
O F-16 desempenhou muito bem suas tarefas, durante as guerras em que foi usado, mas o tempo passou e novas ameaças foram aparecendo, colocando a capacidade do F-16 e cheque. Para isso a Lockheed criou o F-16C Block 50/52 usado pelos Estados Unidos e seus aliados e o F-16E Block 60 que foi adquirida pelos Emirados Árabes Unidos e é hoje, a mais moderna versão deste caça. Nessa versão, foram colocados tanques conformais CFT que aumentaram entre 25/30% o alcance desse caça dando a ele a possibilidade de chegar a mais de 1000km sem os tanques externos transportados nas asas. Esses tanques podem ser instalados no F-16 Block 52+, que é uma versão mais "light" do F-16E Block 60. Além dessa melhoria, foram instalados sensores infravermelhos e de contramedidas eletrônicas internamente liberando o F-16 de transportar pods que comprometem a aerodinâmica do avião e sua capacidade de armas.

Acima: Um F-16E Block 60 do emirados Arabes Unidos faz uma passagem baixa durante sua apresentação. Notem acima do nariz do avião o sensor infravermelho que equipa esta moderna versão do F-16.
O radar do F-16C block 50 é o AN/APG-68 (V)9 que possui um alcance de 180 Km o que representa 30% mais alcance que a versão anterior AN/APG 68 (V)2. Por sua vez, o F-16E Block 60 usa um novo radar AN/APG-80 Agile Beam AESA com 160 km de alcance que permitirá um desempenho equivalente, incluindo a varredura ar ar a ar terra simultânea, aos novos caças de 4º e 5º geração que estão entrando em serviço. Ambas as versões 50+ e 60 também contaram com um novo motor F-110-GE-132 com 16100 kgf de empuxo, mantendo assim o desempenho que poderia ser perdido pelo aumento de peso dos tanques de combustível.
Acima: Um F-16C Block 50 acelera violentamente para cima em uma manobra agressiva. O F-16 é um dos caças mais ageis da USAF (Força Aerea Dos Estados Unidos)
Com relação ao armamento, o F-16, desde o início de sua carreira foi um avião extremamente flexível, e aceita, praticamente, todas as armas disponíveis no arsenal americano. Além disso, ele é compatível com muitas armas de outras procedências. Mais recentemente, o F-16 passou por uma atualização e hoje é compatível com as munições guiadas por GPS como as bombas JDAM e JSOW, que permitem atingir alvos distantes de 25 km (JDAM) até 200 km (JSOW propulsada). Esses armamentos permitem uma capacidade “Stand Off” onde o avião consegue atingir seus alvos, fora do alcance das defesas antiaéreas inimigas.


Acima: Uma maquete de um F-16F Block 60. Os tanques conformais permitiram um incremento em mais de 20% no alcance deste avião.
O F-16 de nova geração é uma aeronave completamente diferente daquela que voou em 1978, sendo a atual, muito mais capaz e eficiente, porém deve-se lembrar que ainda sim, trata-se de uma aeronave com um projeto de quase 30 anos e por isso não se pode esperar que o F-16 seja superior a os caças de 4ºgeração que estão entrando no mercado como o Rafale ou o Typhoon, que possuem uma aérodinamica atualizada e bastante manobravel, além de novos sensores.


Acima: Um F16C Block 50, manobra violentamente e produz os vortices de condensação. Sempre um efeito impressionante.
FICHA TÉCNICA DE DESEMPENHO
Velocidade de cruzeiro: mach 0.90
Velocidade máxima: mach 2
Razão de subida: 15240m/min
Potência: 1.13
Taxa de giro: 24º/s
Razão de rolamento: 270º/s
Raio de ação: 925km/ 1850km
Alcance do radar: 160km
Empuxo: 16100kgf
DIMENSÕES
Comprimento: 15,03m
Envergadura: 10,00
Altura: 5,09
Peso: 8494kg
ARMAMENTO
Ar Ar: Míssil AIM120A/B/C Amraam, MICA, AIM 9Sidewinder, Magic 2, AIM7 Sparrow, Sky flash.
Ar Terra: Míssil AGM 65 Maverick, AS30L, AGM119 Penguin, Harpoon, AGM88 HARM, AGN45 Shrike, Durandal, M130, Bombas GBU24 Paveway 3,, GBU10Paveway 2, GBU 12 Paveway 2, GBU31/32 JDAM, AGM154 JSOW, Míssil JASSM,AGM142 Popeye.
Interno: 1 canhão M61A1 Vulcan de 20mm
ABAIXO, UM VIDEO DO F-16C BLOCK 50 RECEM COMPRADO PELA POLONIA EM UMA DEMONSTRAÇÃO AÉREA
Nenhum comentário:
Postar um comentário