PROJETOS DE AVIÕES STEALTH "QUASE" ESQUECIDOS

INTRODUÇÃO
Aviões de combate com características furtivas, ou “STEALTH”, revolucionaram a forma como a guerra aérea é travada, essa invisibilidade ao radar, é uma capacidade que a muito tempo vinha sendo perseguida. Mísseis antiaéreos são os maiores “matadores” de caças, e eles são na sua maioria, guiados por radar. Na primeira guerra do golfo, os mísseis antiaéreos ou SAM, dos Iraquianos, derrubaram um numero importantes de caças, o que já não ocorreu em relação ao combate ar ar, onde apenas um caça F/A18C dos EUA foi abatido por um MIG 25, quando estava retornando ao seu porta aviões. Na guerra da Yugoslavia, onde a OTAN pode, pela primeira vez, desde sua criação a 50 anos antes, usar sua força, foram vistos caças F16, Mirage 2000 N, F/A18 e até um F117 invisível, o verdadeiro stealth, serem derrubados por mísseis SAM, relativamente antigos. Concluído- se, então, esse tipo de ameaça, os radares inimigos, que guiavam mísseis, ou mesmo detectam os aviões que invadem seu espaço aéreo, são a maior ameaça para qualquer maquina de guerra. Os aviões foram os primeiros equipamentos a receberem a tecnologia que os tornariam invisíveis ou stealth. Hoje é comum vermos projetos onde navios de guerra, e até tanques são projetados baseados na diminuição de sua assinatura de radar.Desde o F117, passando pelo B-2, e chegando nos F/A22 e F-35 de hoje, muitos projetos foram propostos e alguns construídos e rejeitados posteriormente, normalmente por causa de seus custos astronômicos. Aqui, vou expor agora, os mais interessantes projetos que foram “quase esquecidos” mas que são parte do atual e futuro desenvolvimento dos aviões de combate, já que todos os novos desenvolvimentos são criados com o pré requisito de diminuição de sua reflexão radar.
Aviões de combate com características furtivas, ou “STEALTH”, revolucionaram a forma como a guerra aérea é travada, essa invisibilidade ao radar, é uma capacidade que a muito tempo vinha sendo perseguida. Mísseis antiaéreos são os maiores “matadores” de caças, e eles são na sua maioria, guiados por radar. Na primeira guerra do golfo, os mísseis antiaéreos ou SAM, dos Iraquianos, derrubaram um numero importantes de caças, o que já não ocorreu em relação ao combate ar ar, onde apenas um caça F/A18C dos EUA foi abatido por um MIG 25, quando estava retornando ao seu porta aviões. Na guerra da Yugoslavia, onde a OTAN pode, pela primeira vez, desde sua criação a 50 anos antes, usar sua força, foram vistos caças F16, Mirage 2000 N, F/A18 e até um F117 invisível, o verdadeiro stealth, serem derrubados por mísseis SAM, relativamente antigos. Concluído- se, então, esse tipo de ameaça, os radares inimigos, que guiavam mísseis, ou mesmo detectam os aviões que invadem seu espaço aéreo, são a maior ameaça para qualquer maquina de guerra. Os aviões foram os primeiros equipamentos a receberem a tecnologia que os tornariam invisíveis ou stealth. Hoje é comum vermos projetos onde navios de guerra, e até tanques são projetados baseados na diminuição de sua assinatura de radar.Desde o F117, passando pelo B-2, e chegando nos F/A22 e F-35 de hoje, muitos projetos foram propostos e alguns construídos e rejeitados posteriormente, normalmente por causa de seus custos astronômicos. Aqui, vou expor agora, os mais interessantes projetos que foram “quase esquecidos” mas que são parte do atual e futuro desenvolvimento dos aviões de combate, já que todos os novos desenvolvimentos são criados com o pré requisito de diminuição de sua reflexão radar.
LOCKHEED MARTIN A/F-117 X SEA HAWK

Esse projeto, uma versão navalizada do pioneiro F117 Nighthawk, foi proposto no início dos anos 90 para a marinha dos EUA que tinham um interesse em um caça invisível, porém, a US NAVY, não se interessou por esse projeto, em especial, provavelmente por ele ter algumas restrições de desempenho, que com a nossa atual tecnologia, já não existem.
NORTHROP/ MC DONNELL DOUGLAS YF-23 BLACK WIDOW 2

O programa de desenvolvimento de um caça tático avançado, que resultou no super caça Lockheed Martin F/A22 Raptor, se chamava ATF, e o concorrente do YF-22 (protótipo do atual raptor), foi o YF-23, um caça com um desenho extremamente arrojado e radical. Não havia uma cauda ou como preferem os mais técnicos, uma superfície de controle vertical (tail less), e sua asa em formato de diamante, causava um efeito diferente no conjunto. Embora, a beleza de seu desenho não seja uma unanimidade, ainda sim eu o considero o mais belo caça já construído. Sua derrota , na concorrência do ATF, para o YF-22, se deu pelos seguintes motivos: 1º O YF 23 era mais caro, e isso era um problema sério, na medida, em que o próprio YF-22 já era caríssimo; 2º O desempenho manobrado, embora ágil do YF-23, ainda era inferior ao YF-22 de desenho mais convencional; 3º, O risco do projeto, do YF-23, por ser mais complexo, e se tratar de algo novo, era maior também, sendo que isso seria um problema que determinaria sua derrota. Na verdade o YF-23 superou a capacidade de invisibilidade do YF-22, que acabou precisando passar por algumas mudanças de desenho para conseguir atingir as metas de invisibilidade previstas para o projeto. Tanto que o YF-22, e o F/A-22 de série, são relativamente diferentes em desenho, o que encareceu muito o programa.
.
BOEING X-32 JOINT STRIKE FIGHTER

O Boeing X32, foi o avião derrotado no programa Joint Strike Fighter, que foi vencido pelo, então, X-35, que passou a se chamar F-35, da lockheed Martim.Seu desenho estranho, com um uma fuselagem, "atarracada" e com uma entrada de ar grande, este avião, não parecia um caça. Na verdade, durante a concorrência do Joint Strike Fighter ou JSF, houve uma mudança no requerimento, do projeto, que colocou a necessidade do avião ser usado em missões de caça, e por tanto teria que ser manobrável. O projeto da lockheed, que era mais convencional se adaptou melhor a essa mudança, enquanto a Boeing, teve que rever todo o desenho de seu avião, quando ele já estava quase pronto. O desenho final, só seria construído se o protótipo original vencesse a concorrência, e tinha um desenho mais convencional, e estava claro que seria um avião mais ágil que o protótipo.
MC DONNELL DOUGLAS JSF

Esse modelo, era concorrente do programa JSF, no início, e sua proposta foi muito arrojada, como normalmente eram as propostas da extinta Mc Donnell Douglas. Um avião inspirado no YF-23, sem cauda (tail less), com vetoração tridimensional, para garantir alta manobrabilidade. A configuração tail less, permite uma melhor característica de invisibilidade, principalmente no quadrante lateral do caça, e por isso que a celebre construtora insistiu nesse desenho. Porém, seu risco de projeto, assim como o do YF-23, era alto e seu preço também, levando á sua derrota logo no início do processo seletivo.
MC DONNELL DOUGLAS/ GENERAL DYNAMICS A-12 AVENGER 2

O A-12, foi mais uma vítima dos custos exorbitantes dos programas para caças invisíveis no final da década de 80. A Marinha queria um avião de ataque que substituísse os velhos Grumman A-6 intruder, através do programa ATA (caça de tecnologia avançada), que previa um avião que transportasse mais carga , mais rapidamente que o A-6 e ainda fosse invisível aos radares. Porém, problemas detectados pelos fabricantes, pediam que fosse liberado mais verbas para a solução deles, e ainda houve um atraso para o desenvolvimento pedido pelo secretário de defesa americano na época, Richard Cheney. Esses percalços resultaram no sepultamento do programa. Hoje a missão que era esperada para ser executada pelo A-12, é desempenhada pelo Boeing F/A18 E Super Hornet e será apoidada pelo caça stealth lockheed Martin F-35 JSF.
BOEING BIRD OF PREY

Este “exótico pássaro”, é um demonstrador de tecnologias, para serem usadas em futuras aeronaves de guerra, e foi mantida em segredo por quase 10 anos (1992 a 1999). A revelação da existência do Bird Of Prey, se deu por causa de suas tecnologias e potencialidades, já não serem mais importantes de se esconder, sendo que quando foi monstrado, muitas especulações apareceram na imprensa. Mas realmente era apenas um avião cujo maior objetivo era o teste de novas tecnologias e novas soluções aerodinâmica. Esse avião fez 38 voos de demonstração e hoje ele é responsável, em grande parte, pelas soluções de aerodinâmica e furtividade encontradas no X-47 B UCAV em desenvolvimento. (veja matéria postada no dia 28 de outubro de 2005)
NORTHROP TACIT BLUE

Mais um estranho avião de demonstrações que foi usado para desenvolver aerodinâmicas e soluções para invisibilidades em caças. Esse avião voou em 1982 e tem registrado 135 voos de testes. Na verdade, o Tacit Blue, foi o primeiro avião stealth com desenho incorporando superfícies curvas. Por isso, os ensinamentos desse demonstrador foram extensivamente usados, no desenho do bombardeiro Northrop B-2 Spirit, o primeiro bombardeiro pesado invisível a entrar em operação.
LOCKHEED MARTIN HAVE BLUE

Esse protótipo foi o “pai” do F117 Night hawk , e foi o projetado para voar, com ajuda de um controle de vôo “fly by wire” (FBW) baseado no encontrado nos caças F-16, de forma que, sem esses controles, o avião nem sairia do chão! Os motores eram os General Electric J85 sem pós queimadores e o painel era o mesmo do F5. Dois protótipos foram usados, sendo um para testes de vôo, e o outro para testes de reflexão de radar. Os testes se deram na conhecida base de Groon lake.
ABAIXO UM VIDEO DOS TESTES DE REABASTECIMENTO EM VOO DO X-32.
Nenhum comentário:
Postar um comentário